A GRATIDÃO abre a mente para o SUCESSO!

A gratidão pode ser aprendida como TÉCNICA!

Com a repetição, ela se torna um HÁBITO.

Sentir GRATIDÃO, não importa se o impulso foi involuntário, espontâneo ou se foi intencionalmente produzido, provoca uma significativa descarga de hormônios no seu cérebro.

Quem já leu os livros do Dr. Seligman sabe que ele recomenda a prática de uma TÉCNICA de gratidão. E você? Qual o peso de importância daria para a gratidão? Pensa que é apenas uma prática de autoajuda?

O neurocientista Andrew Huberman explica que a gratidão pode ser uma chave para a ALTA PERFORMANCE. Parece fábula, né?

Quando a pessoa aplica a técnica de sentir gratidão, ela obrigatoriamente faz uma pausa na linha de pensamento que tinha para interiorizar a atenção e reconhecer tudo o que ela conquistou ou o que recebeu. Em sua memória são repassados elementos que dão significado à sua vida.

Durante esta ação que envolve autorreflexão, memória, emoções no nosso cérebro, há um estímulo para a liberação de SEROTONINA, somada à um afluxo de OXITOCINA. O efeito deste quadro se estende quando o alvo da gratidão é um relacionamento afetivo, seja entre humanos ou com relação ao um pet.

O simples ato de sentir gratidão promove muitos EFEITOS positivos. Já foram detectados: redução do estresse, elevação da imunidade e aumento da expectativa de vida.

Segundo os pesquisadores, além da serotonina e da oxitocina, a gratidão desencadeia um surto de DOPAMINA, um importante neurotransmissor que atua sobre várias funções vitais, incluindo a pressão sanguínea, movimentos corporais, a atenção e a motivação.

O mais surpreendente é que este transbordo de dopamina contribui para o pensamento OTIMISTA, abrindo a mentalidade para a janela de oportunidades no ambiente externo. A liberação de dopamina faz o cérebro reconhecer que existe um futuro cheio de ESPERANÇAS.

O motivo para que isto ocorra é que o quadro promovido por esta dinâmica neuroquímica equilibra nossos sentimentos, APAZIGUANDO as emoções. Frente à checagem de que as condições básicas de bem-estar e segurança estão atendidas, o cérebro se abre para a CAPTAÇÃO de estímulos externos. Logo, a atenção é direcionada para os objetivos e metas pessoais.

A conquista da ALTA PERFORMANCE passa a ser uma consequência desta predisposição cerebral a detectar as oportunidades que vão acelerar o desenvolvimento pessoal.